// Antes de comentar este texto, leia o texto “Cristo Redentor, a polêmica continua” após ler este post. Se ainda assim discordar de nossa opinião, pode comentar. //
Aproveitando a mensagem do culto de ontem, resolvi tecer alguns comentários sobre o “Cristo Redentor”.
Nós, protestantes, evangélicos ou qualquer que seja a denominação, estamos tão acostumados com algumas práticas e conceitos que muitas vezes deixamos de perceber o óbvio. Nossa nação é um país tão absurdamente idólatra, que ficamos de certa forma anestesiados e não tomamos nenhuma atitude contra essa prática condenada por nosso Senhor desde os idos de Moisés.
E eu particularmente nunca havia me dado conta de que o Cristo Redentor que está sobre o Corcovado no Rio de Janeiro, é o maior símbolo de idolatria que se pode imaginar.
Poxa vida, se o mandamento de Deus nos diz para não fazermos imagem de escultura de nada que há sobre a terra, céu e mar, quanto mais uma imagem dEle mesmo!
Mas a mensagem do pastor foi assaz maravilhosa. O verdadeiro Cristo redentor habita em nossos corações, não é um monte de pedra-sabão esculpida que não se mexe, não fala nem escuta. O verdadeiro Cristo redentor vive em nós e se move em nós, fala conosco e escuta nossas orações.
Se alguém perguntar ou comentar sobre o Cristo Redentor ser a nova maravilha do mundo, não se esqueça de dizer que a verdadeira maravilha é o Cristo vivo, criador dos céus e da terra. Não deixemos a estratégia do inimigo se disseminar mais do que já está impregnada na nossa sociedade.
Maravilha é a vida em Cristo!
73 comentários
Comments feed for this article
novembro 4, 2007 às 1:26 pm
André
Santa ignorância!!!
Isso que dá ficar lendo a bíblia e interpretando de qualquer maneira…
Lamentável…
Só por curiosidade…vc estudou arqueologia alguma vez?? Você sabia que os primeiros cristãos pintavam inumeras imagens em suas catacumbas?? E nem por isso as idolatravam…
É até engraçado ler uma besteira dessas…
Quando você morrer e se encontrar com o Senhor terá uma grande surpresa….
Ah…só por curiosidade…aquela passagem que descreve a construção do templo por Salomão não diz que ele era cheio de imagens de querubins??
Moisés não mandou fazer imagens de querubins de ouro para cobrir a Arca da Aliança????
E a Serpente de Bronze???
Enfim…ainda bem que existe a Palavra de Deus para nos livrar das armadilhas dos falsos profetas não é??
abril 15, 2010 às 1:21 pm
lia
O fato de terem existido essas imagens que vc citou é uma coisa totalmente diferente de idolatria. Ao contrário do que as pessoas fazem com o Cristo Redentor, que é ir lá adorar, ajoelhar, pagar promessas, etc, isso sim é idolatria.
novembro 5, 2007 às 2:12 pm
Felipe
Prezado André,
São raras as passagens da bíblia que precisam ser interpretadas. Eu diria que só as parábolas de Jesus necessitaram de alguma interpretação, dada pelo próprio Jesus. A palavra de Deus é muito clara!
O terceiro dos 10 mandamentos em Exôdo 20.4-5:
“4. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso…”
Interessante sua observação quanto aos querubins, nunca tinha pensado a respeito. De fato, o próprio Deus solicitou a confecção dos querubins. Porém, note o versículo 5 de Exôdo 20: Não te encurvarás a elas, nem as servirás!
Esse é o X da questão colocada no post!
Vc tbm citou pinturas em catacumbas feitas pelos primeiros cristãos, e disse que “nem por isso as idolatrava”. Maravilha, não vi nenhum problema quanto a isso.
Agora quanto a serpente de bronze vc foi longe meu caro. Ela foi criada apenas para que os que fossem picados por serpentes venenosas a olhassem, e fossem curados. Veja o que nos diz a palavra em II Reis 18:
“1. E sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.
2. Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.
3. E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.
4. Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.”
O povo de Israel era tão absurdamente idólatra que depositou sua fé, sua confiança, em uma serpente de bronze, por conta de uma cura realizada por Deus ATRAVÉS da serpente.
Mas Ezequias, que era reto aos olhos do Senhor, fez o favor de destruir a serpente e qualquer outro ídolo que estivesse no meio do povo.
Então, voltando à questão central André, o problema não é fazer imagens das coisas existentes, senão qualquer escultor ou desenhista já teria vaga cativa no inferno.
O problema é nossa relação com estas imagens. Quando começamos a confiar nessas imagens, que não vêem, não escutam e não falam, ao invés de confiar em Deus, aí estamos pisando na bola e feio!
Seja o bezerro de ouro feito pelos hebreus antes de Moisés descer do monte Sinai, seja do santo Expedito que vc encontra em qualquer lugar por aí.
Espero ter ajudado com essa resposta, mas qualquer coisa estamos aí, pra aprender e compartilhar com os irmãos.
Felipe Cangussu
novembro 12, 2007 às 6:34 pm
Lobatto
Poxa vida porque tanta discussão meus irmãos?
É claro que não devemos idolatrar imagens,mas apreciar uma obra de arte tão linda inspirada em nosso senhor Jesus ,e considera-la uma maravilha não tem nada de errado nisso.Ruim seria se fosse uma escultura horrível como o Capeta.
O Cristo Redentor é Lindo , e ele está em todo lugar, no ar que respiramos , na água que bebemos, nos alimentos que nos nutrimos, nos nossos corações , nos corações dos artistas que esculpiram tamanha maravilha e até na pedra sabão, pois afinal quem criou tal mineral?
Beijo nos corações
outubro 8, 2011 às 4:43 am
Madness
PERFEITO
novembro 13, 2007 às 12:55 pm
Felipe
Meu caro Lobatto, a discussão é sadia =D
Concordo que a escultura seja uma bela obra de arte, e acredito que a intenção do artista tenha sido das melhores.
Assim como a intenção de qualquer pessoa que venera imagens é das melhores. Porém essa não é a vontade de nosso Senhor.
O coração humano é enganoso, e por isso Deus revelou sua vontade através dos profetas e está tudo registrado na Bíblia. E importa que façamos a vontade de Deus, e não o que nossos corações achar melhor.
Aí está o verdadeiro louvor e adoração a Deus: obedecê-Lo!
Que Deus nos ajude a entender sua vontade e a cumpri-la.
novembro 19, 2007 às 1:29 pm
JUNIOR
Mas o grande “x” da questão é: Será que a vontade de Deus, é a minha vontade? Pois a sua colocação Felipe, vem de acordo com a sua interpretação da Palavra de Deus, e como vc é um profundo conhecedor da bíblia, vc pode perceber inclusive que a interpretação humana é dferente em cada momento da vida que vc lê a palavra e nem por isso é errada.
O problema dos homens, é que eles querem que todos os outros vivam de acordo com uma “verdade” que eles acham a mais correta ou a “única verdade” que existe. Se vc Felipe, profundo conhecedor da Palavra de Deus, não souber respeitar as diferenças, e as opniões, também não saberá amar a seu irmão.
Uma crítica, só é valida quando abre possibilidade ao verdadeiro diálogo, e não apenas quando o diálogo existe apenas para mostrar que a minha verdade tem mais base que a sua.
Cristo é sim Redentor, e não é uma fonte de Idolatria, até porque adorar algo, apresenta uma ambiguidade na sua interpretação real, e vc possívelmente sabe disso. O que é preciso acabar é com a intolerância, com a tal verdade única, ou com o meu Deus ser melhor que o seu, só porque a doutrina que acredito é diferente da sua.
E apenas, para acrescentar, um dos melhores textos sobre a intolerância, e que critica justamente tudo isso que o homem faz “em nome de Deus” é de um ateu chamado José Saramago, se puder leia, e talvez vc possa compreender que apesar de sua doutrina ser diferente da minha, nosso Deus é único, redentor, não idolatrado, e continuará de braços abertos sobre a Guanabara.
novembro 19, 2007 às 3:34 pm
Felipe
Junior, lhe garanto que nem a minha, nem a sua, nem a vontade de qualquer homem é a vontade de Deus quando o propósito é adorá-Lo.
Não é por menos que Jesus nos ensina na oração do Pai Nosso, “seja feita a TUA vontade, assim na terra como nos céus”.
Concordo que o homem seja falho ao interpretar a bíblia, mas isso não significa que existam várias interpretações da bíblia, e sim várias aplicações de uma mesma porção da bíblia para diferentes momentos da vida.
Concordo também que todo homem, o que me inclui, deseja que todo o resto da humanidade entenda e aceite uma ÚNICA verdade, por mais insano que isso possa parecer em nossa sociedade multi-pluralista, mas é exatamente isso que Jesus nos ensina: “Eu sou o caminho, A verdade e a vida”. Jesus não diz “sou UMA das verdades”. Porém isto é uma utopia neste mundo, e só teremos o mesmo pensamento em 100% das coisas quando Cristo retornar e reformar nossos corpos e espíritos.
Mas não entendi qual o problema em querer embasar meu post.
Eu tentei mostrar por A+B, utilizando-me apenas da bíblia como fonte de referência, que a idolatria é um erro, um pecado, o que inclui a imagem do Cristo Redentor.
E não creio que eu esteja sendo intolerante, afinal o blog dá liberdade para qualquer um opinar. Mas se vc quer ficar pasmo, saiba que Deus é intolerante! Ele não tolera o pecado. E a idolatria, repito, é pecado.
Não fosse o sacrífico de Cristo na cruz para aplacar a ira de Deus, já teríamos sido consumidos por fogo dos céus ou tragados pela terra!
E veja bem Junior, eu creio na bíblia como sendo a palavra de Deus. Então procurei expor aqui única e exclusivamente fundamento bíblicos, e não a minha opinião.
Mas eu respeito as diferenças de credo sim, e dou graças a Deus que vivemos num país que nos dá liberdade de falar Seu nome em todo e qualquer lugar e abrir uma igreja diferente a cada dois dias. (fui um pouco irônico nessa colocação, confesso)
E desculpe a sinceridade, mas citar um ateu não dá crédito algum quando estamos falando sobre a vontade de Deus. Prefiro me fiar na bíblia, única regra de fé e prática, para seguir minha vida. Só falta alguém falar que Paulo Coelho tem alguma serventia pra nossas vidas espirituais…
Graças a Deus que podemos nos expressar livremente. Não utilizo esse blog para forçar as pessoas a crer em tudo que escrevo. Procuro compartilhar o que sei e aprendi e também a aprender com os outros.
Mas continuo afirmando que o Cristo Redentor é fonte de idolatria e está fora da vontade de Deus, escrita de modo bem claro na bíblia, sem espaço para interpretações.
dezembro 10, 2007 às 3:57 pm
Ariel
Felipe,
A própria Bíblia – principalmente quando seu texto é tomado ao pé-da-letra como vc o faz – pode se transformar em objeto de idolatria***.
Quando falo de ‘Bíblia’, falo do OBJETO-LIVRO, dado à luz pela editora tal, comentado pelo padre, pastor ou bispo tal, com uma pré-orientação religiosa tal, vendido para o público tal, na livraria tal.
Gerando um LUCRO…tal.
Esse objeto, assim manipulado, é tão ‘ícone’ – ou, em linguagem mais popular, ‘ídolo’ – quanto QUALQUER imagem, estátua de barro, santinho de cordão ou ex-voto de QUALQUER religião.
Querer reduzir todos os ícones a UM SÓ – ou seja pretender monopolizar o santo livro como ‘cosa nostra’ (quando na verdade é um patrimônio inalienável da humanidade, seja ela composta por evangélicos, cristãos, budistas, maometanos, umbandistas, ou ‘até’ por ateus) – é tão idólatra quanto…
Me desculpe, mas o monopólio que vocês advogam não é só ideológico, filosofico ou religioso: é COMERCIAL também…
O que não é mais do que transformar as próprias Escrituras Sagradas em OBJETO de adoração!…
E – pior dos pecados – objeto de…USURA.
_____________________________________________
*** Bertrand Russell, em seu ‘Religião e Ciência’, fala precisamente das interpretações literais do texto sagrado por parte dos protestantes ingleses em fins do século XVIII.
Já naquela época se acreditava numa data absolutamente precisa para a Criação do mundo, data esta perfeitamente deduzível – segundo eles – do texto bíblico.
Esta podia ser inferida ‘das genealogias do Gênesis, que descrevem a idade de cada patriarca quando do nascimento de seus primogênitos.
Algumas controvérsias à parte devido a certas ambigüidades e a discrepâncias entre os Septuaginta e o texto hebreu, a cristandade protestante da época convenceu-se de que a data precisa para a criação do Universo foi 4004 a. c., tendo sido fixada pelo Arcebispo de Usher.
O Doctor Lightfoot, Vice-Chancellor de Cambridge, que admitia esta como a data da Criação, acreditava que um estudo minucioso do Gênesis podia proporcionar uma exatidão ainda maior: a criação do homem, de acordo com ele, teve lugar às 9 horas da manhã do dia 23 de Outubro de 4004 a.c. (…) Pode-se crer, sem risco de heresia, que Adão e Eva vieram à existência entre 16 de Outubro e 30 de Outubro, o que pode ser precisamente inferido do texto do Gênesis’.
Essa, Filipe, era a ÚNICA verdade para a Cristandade protestante da época.
Pra vocês também?…
dezembro 10, 2007 às 4:27 pm
umpipvg
Ariel,
Seu questionamento é bastante apropriado. Realmente, o fato de eu ter citado a Bíblia diversas vezes de modo quase fanático pode ter dado a impressão de considerá-la um objeto de idolatria. Lhe asseguro que não é!
Este é um erro que é combatido em nossa igreja e como vc citou, não é exclusividade dos católicos. Muitos cristãos protestantes depositam sua fé no objeto Bíblia, chegando a deixá-la aberta no salmos 91 no centro da sala, invocando proteção para o ambiente.
Te garanto Ariel, que não cremos na Bíblia como um objeto místico que tenha algum poder pela sua simples existência. Tanto é, que uma das bíblias que mais consulto é a bíblia on-line!
Se ela fosse objeto de minha adoração, teria que idolatrar o computador e a internet como um todo!?!?
Essa questão trata da grande dificuldade que o ser humano tem em crer no invisível e necessitar de algo palpável para depositar sua fé.
Nós cremos sim nas santas escrituras, nas suas verdades e nos seus ensinamentos. Cremos também nos seus registros, e o seu adendo sobre o gênesis também é muito apropriado.
Você pode ter percebido em outros posts, que sou um sujeito que gosta de conjecturar sobre o Apocalipse e os seus sinais nos dias de hoje.
Mas tenho aprendido que é inútil tentar calcular (como muitos tentaram e ainda tentam) o fim do mundo e/ou o retorno de Cristo.
Assim como não tem nenhuma serventia para o meu crescimento espiritual saber quando a terra foi criada.
À parte de datas, citações e outros registros que porventura não estejam corretos na bíblia (o que eu duvido muito =D), devemos entendê-la como a revelação de Deus para nossas vidas. O modo mais simples, mas não menos milagroso, de Deus nos mostrar seu amor através de fatos e acontecimentos passados.
Afinal, se a bíblia não tivesse sido escrita, que outro parâmetro a humanidade inteira (e não é exagero) teria para se guiar, criar suas leis, conduta ética e moral e mais, ter alguma esperança no porvir?
dezembro 11, 2007 às 9:57 pm
RICARDO
Queridos irmãos
Deus deve estar rindo de vcs vendo essa discussão inútil
Fiquem com Deus
dezembro 17, 2007 às 10:02 am
Felipe
Por favor, sem agressões verbais.
Este blog é democrático, mas acima de tudo cristão.
E eu não diria que Deus ri, mas sim chora, diante do estado da humanidade.
=\
dezembro 23, 2007 às 2:28 pm
paty
sinceramente Deus chora sim… pq vcs sao mt fanaticos…. o mais triste.. dao dizimos para os pastores ( maioria) ficarem cada vez mais ricos… e o povo cada vez mais pobre….confiando em um terreno no céu…kkk
dezembro 24, 2007 às 4:06 pm
umpipvg
Triste é falar de algo que vc não conhece.
Se vc, “Paty” lesse os outros posts desse blog veria que a salvação do homem se dá com base nos méritos de Cristo, nada tendo a ver com o dízimo.
A propósito, as contas da nossa igreja são de conhecimento de todos os membros.
Responder antes de ouvir (no caso, emitir opinião sobre assunto que vc não conhece) é “estultícia e vergonha”; não sou eu quem digo isso: procure nos Provérbios de Salomão e confira vc mesmo.
Daniel
janeiro 30, 2008 às 12:51 pm
Hannah
PRIMEIRA COISA
VC N TEM VERGONHA?
NINGUEM ADORA IMAGEM N…
AGENTE TEM A IMAGEM DE CRISTO PRA LEMBRAR O Q O CRISTO FEZ
COMO UMA FOTO
DEUS DA FALANDO PRA N FAZER IMAGEM DA TERRA E QUEM DISSE Q CRISTO EH DA TERRA?
EU RESPEITO A RELIGIAO DE VCS SE VCS N RESPEITA A DOS OUTROS TA REZANDO O Q NO CULTO DE VCS:?
ISSO EH AMOR Q VCS TEM EIN DEUS?
ACHO Q VCS DEVERIAM PARAR COM ISSO…
E PARAREM DE INTERPRETAR A BIBLIA ERRADO BOM EH ISSO
QUISER FALAR ALGO VO ATE DEIXAR MEU EMAIL….
SE VC TEM DEUS NO CORAAO O MINIMO Q VC DEVERIA FAZER EH AMAR SEUS IRMAOS SOBRE TODAS AS COISAS IDENPEDENTE SE EH CATOLICO OU EVANGELICO……ACREDITAMOS NO MESMO DEUS… IMAGEM PARA GENTE EH FOTO…E SE TAMOS ADORANDO TAMOS ADORANDO A DEUS ISSO EH RUIM?
h4nn4h0_0@hotmail.com
janeiro 30, 2008 às 1:30 pm
umpipvg
Prezada Hannah,
Pela sua boa educação ao comentar o post, faço questão de lhe responder.
Vamos por partes. Primeiro, pq eu teria vergonha? Não entendi.
Bom, nós temos a bíblia, a própria palavra de Deus para lembrar o que Cristo fez.
Não é necessário uma imagem para lembrar da pessoa de Cristo, ainda mais que ninguém sabe exatamente como era o aspecto físico de Cristo. Quadros antigos e filmes insistem em retratá-lo como loiro de olhos azuis. A imagem não conta a história de Cristo, e não o retrata fielmente, então serve para lembrar o quê?
Quanto ao mandamento de Deus, Ele nos diz para não fazer e adorar imagens dos céus, da terra e embaixo da terra, ou seja, do mar. E não apenas da terra.
E veja bem, onde estou desrespeitando alguém? Estou apenas expressando minha opinião, assim como muitas pessoas se colocam contrárias à prática do dízimo, só para citar um exemplo.
Alguns acham errado dar o dízimo, alguns acham errado existir a imagem do Cristo Redentor, o que há de desrepeitoso nisso?
E também não entendi o que isto tem a ver com amar aos outros. Aliás, pratica muito mais o amor quem alerta seu irmão sobre erros, como a idolatria, do que não falar nada e deixá-lo permanecer no erro.
E por último, sim Hannah, é errado adorar uma imagem. Eu poderia dizer que é errado simplesmente pq Deus falou e pronto, já seria motivo suficiente. Mas digo que é errado pq Deus não está naquela imagem. Ele está acima de qualquer imagem e não precisa de imagem. Fazer uma imagem de Cristo é diminuir sua grandeza a um monte de pedra-sabão. Deus é muito mais do que a imaginação de um escultor pode conceber, e tentar representá-lo é limitá-lo, sendo que Ele é infinito.
Essa questão do Cristo Redentor é realmente polêmica, mas espero ter esclarecido algumas coisas.
Que Deus nos ajude.
Felipe Cangussu
fevereiro 28, 2008 às 11:52 am
Emanuele
Vcs deveriam escrever coisas da qual vcs tem conhecimento ñ ficar falando bobagens; ta certo ñ temos que adorar imagens, pois ñ são elas que fazem milagres e sim o propio DEUS.
Ele deixou a imagem para que possamos lembrar dele todos os dias, coisa que poucos fazem, por isso tem a imagem.
Saber se temos que venera-la ou ñ só cabe a cada um de nós…
fevereiro 28, 2008 às 12:01 pm
umpipvg
Emanuele, Deus está em todo lugar. E crer nEle é uma questão de FÉ, ou seja, acreditar em algo que não se vê!
Se precisamos de alguma coisa, qualquer que seja, pra nos lembrarmos que Deus existe e das coisas que Ele tem feito por nós, então estamos com uma séria deficiência espiritual.
Peça e Ele se manifestará a cada um de nós em espírito e em verdade, sem necessidade de ver pra crer ou lembrar.
abril 10, 2008 às 8:03 pm
Jonas
Amigo:
Sou católico praticante e não vejo nenhum padre incentivando o culto à imagens e santos. Nós católicos ADMIRAMOS Maria pela mulher que foi na Terra e por ter trazido o filho de Deus ao mundo, e não a adoramos, louvamos e idolatramos como muitos cristãos protestantes dizem. Ler e compreender a bíblia ao pé da letra é a coisa mais fácil do mundo. Nossa igreja pode ter errado, pode sim, mas o que faz da região uma coisa muitas vezes vergonhosa são meia duzia de pessoas que “queimam o filme” do cristianismo, e não toda a instituição.
abril 13, 2008 às 3:48 am
robson
Gente, essa imagem é “idolatrada” assim como a um quadro (penso), pela obra. A maioria das pessoas que visitam o Cristo ficam encantadas é com a sua beleza e com a beleza da paisagem. É óbvio que ninguém é idiota a ponto de achar que aquilo (pedra) é Jesus, mas que é bonito é, e qual o problema nisso?!
Sou cristão por fé, acredito que jesus cristo é deus… já os padres, pastores, etc são pessoas como eu . Qq homem pode virar padre ou pastor e nem por isso viram santos. Não! eles continuam pecando (mais ou menos q vc), são inteligentes ou burros como qq um, em resumo… ele não são Jesus Cristo. São louváveis seus esforços em promoção da palavra de Deus, mas as vezes não concordo com suas interpretações.
Lembrem muitos já cometeram e continuam cometendo crimes em nome de Deus (Tanto cristão, como judeus e árabes)… Mantenham os olhos abertos, pensem no que é certo e não se tornem instrumentos de concretização de planos pessoais ou simplesmente convicções errôneas destes “líderes religiosos”, qualquer que seja a sua crença. Existem pessoas fdp, que irão usar de qualquer meio pra alcançar seus objetivos, não que todos o sejam.
E quer saber?!!!, acho o cristo redentor maravilho sim,… lindíssimo, acho o pão de açucar tbm e nem por isso eu o adoro!!!! E aposto que a maioria pensa como eu!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços e fui !!!
abril 14, 2008 às 6:11 pm
umpipvg
2º Mandamento
Por puro prazer jamais degrade o SENHOR atribuindo-lhe qualquer forma que você possa imaginar. Mesmo a mais bela e a mais perfeita. Adore-o pela fé.
Adore-o na certeza de que Jesus, expressão exata do Altíssimo Pai, é o único que lhe possibilita um culto verdadeiro. E, sendo Jesus o único que agrada ao SENHOR, jamais tome parte em invenções humanas, por mais belas que sejam, ou honestas que pareçam, com o objetivo de agradar a Deus.
Por puro prazer jamais faça qualquer imagem do SENHOR.
Folton Nogueira
abril 18, 2008 às 1:03 pm
Patricia
Olá a todos
não pude deixar de ler e analisar todos os comentários aqui colocados.
Não é por nada não, mas acho que alguns estão um pouco exagerados. Deixemos de exageros e analisemos tudo com respeito. Essa história de dizer que somente o “seu” ponto de vista está certo sempre dá confusão. Acredito que as pessoas que olham para o Cristo Redentor e gostam dele não estão idolatrando a imagem ali mostrada. Ninguém se ajoelha a noite e pensa “ai minha pedra sabão do cristo, por favor me ajude”. Ela representa e de fato, dá paz, aquelas pessoas. Não chamem essas pessoas de ignorantes, pq nessa vida todos nós somos ignorantes. Você não é melhor do que ngm pq tem o dom de entender a Bíblia melhor do que o resto dos meros mortais. Existem coisas que não devem ser completamente compreendidas, apenas amadas. A biblia é uma delas.
Não me venham com esse papo de que os “pecadores” vao para o inferno… pecadores aqui sao os que gostam do cristo, e vcs para o céu… Ngm aqui nem sabe o que é o céu propriamente dito e todos os critérios para entrar lá.
E essa história de que o coração humano engana tbm não rola. Eu acredito em Deus e nem por isso saio por aí criticando a religiao dos outros. Pq ao q eu me lembre, Jesus nunca saiu por ai dizendo “voce está errado, voce é cego e tolo e blablabla”.
Parem de falar bobagens e comecem a ajudar o proximo realmente ok? No Rio de Janeiro mesmo tem um monte de gente precisando de ajuda. E para dar essa ajuda vc nao precisa colocar o nome da sua religiao no meio. Marketing de religiao nao rola.
E viva uma das 7 maravilhas do mundo!
abril 18, 2008 às 1:31 pm
umpipvg
Prezada Paty, vc foi bem respeitosa em seu comentário, mas devo complementar.
Não fizemos marketing de nossa igreja, não falamos sobre os pecadores que vão pro inferno e nem sobre os “critérios” para entrar no céu.
Apenas colocamos nosso ponto de vista, baseado na bíblia, que entendemos ser a palavra de Deus.
E como vc sugere que comecemos a ajudar o próximo? Acaso sabes o que fazemos ou deixamos de fazer com relação a isto? Por favor, não fale ou sugira o que não conhece. Tanto não fazemos marketing de nossa igreja que vc nem imagina que ajudamos a sociedade em diversos aspectos. Dá uma olhadinha no menu “Missões” na parte esquerda do blog.
Enfim…
abril 21, 2008 às 3:38 pm
Everton
Cara quanta confusão
De certo o povo é idolatra e não está nem ae pra coisa
Outros sentem uma pontada porque tem dúvida da sua própria fé
O que vc disse tem base , e está certo e quem condenará será o próprio Senhor e muitos que reclamaram deste poste vão ver e muitos se lamentarão
Poucos viram sua intenção de tentar ajudar ( se é que viram)
Parabéns pela paciência em responder até os mais mal-educados e pelo discernimento na palavra de Deus
O fato de adorar o deixar de adorar a estátua virou discussão até sobre amar o próximo e pra amar o próximo precisa de empatia coisa que alguns postes não apresentam
Continue proclamando a boas-novas sempre e que Deus te abençoe com ainda mais ousadia
junho 4, 2008 às 5:38 am
Jonatan
Olá.
Bem, eu sou ateu, mas sou uma pessoa muito justa e boa, e tenho muitos amigos religiosos. Eu os respeito, e eles me respeitam, e isso que é o importante. Devemos ser boas pessoas, justas e tolerantes com as crenças diferentes.
Se existe mesmo um Deus tão bom e sábio lá em cima, tenho certeza que ele não vai castigar pessoas de boa índole e justas só porque passaram a vida rezando com uma imagem de Jesus. O importante é ser uma pessoa boa com os outros, respeitando o próximo e respeitando o mundo em que se vive. Rezem o quanto querem, acho que isso deve ser muito bom para quem acredita, porém respeitem o católico, o espírita, o da umbanda, o evangélico. Acima de tudo, sejamos bons humanos.
junho 12, 2008 às 5:22 pm
Windson
Não sou envangélico, não sou católico, não sou macumbeiro, não sigo qualquer movimento religioso, mas, ( eu sei que é estranho acredito em Deus). Muitos me criticam por essa atitude. Mas me sinto bem assim. Tenho um sentimento bom enorme para compartilhar com quem precisar. E tenho muitos amigos em todas as religiões. Acho que a maioria das religiões estão tão preocupadas em mostrar STATUS DE CONHECIMENTO BÍBLICO, GRANDEZA MATERIAL( VIDE OS ENORMES TEMPLOS EM VÁRIAS RELIGIÕES), CERTEZA DO PRÓPRIO CAMINHO PARA ETERNIDADE JÁ TRAÇADO, que estamos esquecendo da essência do amor de Deus. Ajudar o próximo. Quem quiser uma obra de arte que represente algo ou alguém de grande FEITO, que tenha. O importante é que esta seja uma pessoa boa. Que seja uma pessoa que divida o seu pão. Que seja uma pessoa que dê o lugar no ônibus. Que seja uma pessoa que não jogue o lixo na rua. Que seja uma pessoa que respeite o próximo como ele é.Que seja uma pessoa que diga algo especial a quem precisa ouvir.
julho 3, 2008 às 2:57 pm
Paulo
bom, acredito eu que toda essa confusão ja esta no final ou chegando lah, mas vim aki pra poder, talvez, colocar mais uma msg positiva, mas dessa vez bíblica, que diz muito mais do que qlq um pode dizer… alias, uma naum, duas.
1ª antes da Santa Ceia, Jesus lavou e enchugou os pés dos seus discipulos e disse-lhes: “compreendeste o que vos digo? um novo mandamento eu lhes dou AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI, E O AMOR QUE TIVERES UNS PELOS OUTROS, TODOS RECONHECERÃO QUE SÃO OS MEUS DISCIPULOS”
2ª I Corintios, 13:
“Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.
Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.
se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria…
… Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.”
pensem mais nEle antes de falar em nome dEle
A paz de Cristo
julho 21, 2008 às 1:43 pm
marcio
tudo se resume aqui
Isaías 42:8 {Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outro não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura.}
julho 31, 2008 às 7:47 pm
pedro
Sei que, “bem aventurados aqueles que creêm mesmo sem terem visto jesus”…
abraços!
setembro 28, 2008 às 4:15 pm
Karen
Olá para todos que escreveram aki e principalmente para o autor deste blog ( flipe, nao eh?)
Olha, eu achei muito interessante o que vc escreveu e todo seu pono de vista. Mas EU pelo menos penso assim: eu, com toda sinceridade nunca acreditei muito em Deus, sempre ui muito duvidosa em relação a isso. erá que a bíblia foi msm escrita por seus discipulos? quero dizer, qualquer um poderia ter escrito. No fundo, TODOS nós, nao importa a religião, só sabemos ou lemos o que a igreja catolica QUER, pois mesmo você sendo evangelico ou seja la que religião vc é, a biblia é a MESMA. Se Deus existe ele não criou uma biblia pra cada religião. Acredito que seu intuito não fosse separar as pessoas, mas sim uni-las pelo amor. Pelo menos minha mae sempre me passou a imagem de um Deus misericordioso que pregava o AMOR.
A imagem de Cristo é sóuma imagem que REPRESENTA Jesus. Qualquer idiota sabe que aquilo é só ua estátua e só os mais imbecis e ignorantes idolatram isso. Não! As pessoas vão ver e idolatram o que ela REPRESENTA. Do mesmo jeito que voce se apega a biblia que um pedaço de papel que no fundo nem se sabe quem realmente escreveu aquilo. Seja quem for que a screveu, tinha a melhor das intenções. E eu acredito sinceramente que ELE é o unico que teria algum direito de julgar as pessoas, nao cabe a você isso. e sinceramente acho uma falta de respeito a pessoa que fez a escultura, voe colocar essa fotu ae com esse troço vermelho em volta. Se voce tiver a mente um pouqquinho aberta, por menos que seja, voce vai ver que em QUALQUER religiao, seja ela monoteísta ou politeísta, o Deus ou os Deuses pregam o AMOR em suas variadas formas. Fraterno, paterno, entre homem e mulher, etc. Ame as pessoas, não tenhas preconceito e tenho certeza de que Deus, seja ele quem for, seja Ele que nome tenha, saberá que voce entendeu direitinho a mensagem.
outubro 14, 2008 às 4:26 am
Érica
Olá!!!
Olha, vc está corretíssimo!!!
Li o primeiro comentário que afirma que na Bíblia está dizendo que no templo tinha imagens de querubins etc, realmente, está na Bíblia sim, mas em muitas outras passagens Deus é totalmente contra a idolatria! E nessas passagens que dizem q os templos tinham imagens, ou que DEUS mandou que Abraão esculpisse querubins de ouro, etc, em nenhum momento fala que temos que adorá-las, muito pelo contrário, os querubins inclusive tinham os braços erguidos para o céu, o que acredito que é mais uma prova que todos devemos adorar somente a DEUS!
Idolatria não é apenas dizer que adora a imagens ou qualquer ser que não seja DEUS, e sim, é se curvar, fazer tudo por tal ídolo, é ora diante de uma imagem como se tivesse alguém ali e esse alguém pudesse fazer milagres, é acender uma vela diante de uma imagem, é se curvar, enfim, existem várias formas de idolatria, mas infelizmente muitas pessoas acham que só é idólatra quando assume isso! As pessoas se deixam levar muito fácil, e realmente é incrível como elas preferem ir pelo caminho errado! As pessoas também usam muito a Bíblia para se justificar so seus erross; realmente está escrito na bíblia que Deus pediu para que fizessem imagens, mas foi em determinadas ocasiões. Os templos eram decorados com imagens de querubins, mas é por isso que devemos ser idólatras. Se fosse colocadas imagens em uma igreja e ninguém adorasse, mas não o povo adora, e creio que é justamente por isso que DEUS abomina a idolatria. Concerteza ELE já sabia como eram e como seriam as pessoas (idólatras, ingratas). E a verdade é essa: DEUS É TOTALMENTE CONTRA A IDOLATRIA! Mas a verdade dói e por isso as pessoas continuam no caminho errado, pois acham mais fácil acreditar em um pedaço de pedra, gesso, madeira, papel do que acreditar no nosso DEUS que é tão MARAVILHOSO!!!
Gostei muito do que você escreveu! Continue seguindo a DEUS e pregando a SUA Palavra e vc pode ter certeza de que será recompensado!É óbvio que vc não deve evangelizar só porque vai ganhar algo em troca, até porque se pensarmos assim é que não ganharemos mesmo!
Gostaria de aproveitar a oportunidade e deixar essa passagem: “Tudo posso, mas nem tudo me convém. Tudo posso, mas nem tudo edifica. Ninguém busque o seu próprio benefício, mas o do próximo.” I Cor 10, 23-24
Não se deixem levar pelas armadilhas do diabo!!!
Que DEUS os abençoe e que seus dias sejam repletos da SUA graça!!!
outubro 30, 2008 às 6:03 pm
Eduardo Ruis
A eleição do Cristo Redentor como maravilha do mundo (pelos brasileiros) é tão inteligente e cultural quanto ao fato da eleição (pelos argentinos) de que Maradona foi o melhor jogador de futebol de todos os tempos…
outubro 30, 2008 às 7:03 pm
Cristo Redentor, a polêmica continua… « Proclamando o evangelho de Cristo.
[…] maravilha, paulo, polêmica, redentor | by umpipvg Puxa vida, quando escrevi o post sobre o “Cristo Redentor, maravilha do mundo?”, nunca imaginei que este pudesse repercutir tanto. Não tenho tido muito tempo pra escrever posts […]
novembro 4, 2008 às 6:38 pm
Erik
Gosto muito do Cristo Redendor é realmente uma maravilha, mas adoro mesmo o Cristo presente na Eucaristia.
Paz e Bem !
novembro 9, 2008 às 8:15 pm
ismael
falar de cristo é sempre polêmico sempre dar discursão
novembro 12, 2008 às 3:23 am
Ana Luiza
Parabéns pela iniciativa de escrever sobre a idolatria. Sua colocação é ótima. Somente hoje me dei conta disso… De que talvez o Riode Janeiro (a cidade e o povo que lá mora) sofra todos esses problemas, drogas, assaltos, mortese todas as atrocidades por causa da desobediência a Deus de permitirem e curvarem-se diante de uma escultura feita de uma suposição da verdadeira imagem de Jesus…
Fazer esculturas do que está acima dos Céus, embaixo da Terra e embaixo do Mar, e, cultuá-las é diretamente contra os princípios de Deus descritos na bíblia. Não importa se a intenção é boa, se a imagem parece inofensiva, etc. Deus disse que é errado, então é errado e não existe outra saída.
A porta da salvação é estreita e o caminho é também é estreito.
novembro 21, 2008 às 5:28 pm
Argos Danckas
Independente de qualquer religião, Deus está dentro do coração de cada um de nós…
Se alguns acreditam em imagens e outros não, todo mundo tem que respeitar o LIVRE ARBÍTRIO de cada um..
Deus deu o coração para amar e o cérebro para pensar, portanto usem o cérebro de vocês para ativar a razão para um futuro positivo, cheio de boas idéias e não para discussões para saber quem tá certo ou quem tá errado…
Não se esqueçam, respeitem os seus semelhantes, pois a bíblia não cita nenhuma religião…
Religião, futebol e política não se discute…
Um bom dia para todos vocês…
dezembro 25, 2008 às 1:17 am
Roger
Que a maioria do povo é idólatra, disso não se tem dúvidas. O problema é que os idólatras não gostam desse rótulo, mas é fato, ou será que aquelas milhares de pessoas que vão nas procissões atrás de uma estátua de santo ou outro ídolo, estão fazendo o que?? Mas sabe, isso é uma questão muito pessoal, familiar e cultural. Essas pessoas que seguem procissões atrás de estátuas são penitentes e demonstram algum tipo de fé. O importante é que sejam pessoas de bem e que não façam mal aos outros. A questão de pecado ficará a cargo de Deus julgar. O mais importante é a fé que se tem em Deus e o respeito ao próximo.
abraços a todos
janeiro 14, 2009 às 9:56 pm
Diogo
Lembrando que o que foi eleito como uma das maravilhas do mundo moderno foi o Monumento do Cristo Redentor e não o Cristo Redentor.
tenta separar um pouquinho arte de religião e aprenda a apreciar o que o mundo tem de bom sem estar sempre com a bíblia nas mãos pra tentar arrumar argumentos para criticar isso ou aquilo.
abraços
janeiro 17, 2009 às 11:32 am
Regina
Eu não tenha muita coisa para dizer, mais gostei muito dos comentários do Felipe, ele disse tudo. Prefiro tentar seguir a Palavra de Deus como
ela nos ensina! É melhor obedecer do que sacrificar! Eu não preciso ver para crer! Cristo está vivo ! Não posso olhar para um deus ou algo que não pode se me ajudar sendo que ele não sai do lugar e nem sequer pode dar um passo! prefiro seguir o que a bíblia diz em deuteronômio cap5 vers. 7 a 10: Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti
imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, , nem embaixo da terra; não adorarás, nem lhes darás culto; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
Todos os ídolos e imagens de escultura devem ser queimados e quem tem eles guardados em algum lugar e também quem faz essas imagens são amaldiçoados! Como está escrito em deuteronômio cap.7 vers.25 e 26: As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te
não enlances neles; pois são abominação ao Senhor, teu Deus. Não meterás, pois, coisa abominável em tua casa, para que não sejas amaldiçoado, semelhante a ela; de todo, a detestarás e, e de todo, a abominarás, pois é amaldiçoada. Em deuteronômio cap.27 vers.15 diz: Maldito o homem que fizer imagem de escultura ou de fundição, abominável ao Senhor, obra de artífice, e a puser em lugar oculto. E todo povo responderá: Amém! E quanto aos anjos na arca da aliança, foi o próprio Deus que pediu que se fizesse, enquanto que, tem muitas pessoas fazendo coisas que Deus não deu ordem e nem orientação para fazer e continuam fazendo!!! Por isso que digo que é melhor aprender ouvir a voz de Deus do que fazer o que ele não ordenou!!! Porque tudo o que fizermos sem a direção de Deus vamos dar conta disso!!!
janeiro 21, 2009 às 7:34 pm
rafael
a questão do cristo redentor não é apenas religiosa, a imagem do cristo redentor não é sinonimo de idolatria, e sim de um monumento turistico de um país cristão
janeiro 27, 2009 às 2:40 pm
gabriel luigi
A humanidade sempre foi inspirada pela idolatração e devoção, só que á uma grande diferença entre essa duas inspirações, idolatrar nada mais é que se apegar a alguma coisa, qual quer coisa ate mesmo a um nome ou pessoa ou religião.
Mas devoção ao contraio de idolatrar não se apega a nada que não seja apenas um sentimento puro, mas a pratica da devoção temos a necessidade de nos expressar seja pela musica, pintura, escultura, leituras, ou ate mesmo admirando qualquer uma dessas coisa ou admirando também qualquer coisa que seja da natureza como uma rosa por exemplo, podemos admirar Deus com qual quer um dos nossos sentidos dado por ele, até mesmo enfeitando uma simples pedra bruta, qual quer coisa que vc possa manifestar sua devoção por Deus e valida mas sempre sem se apegar.
Ai vc descobre a beleza da vida, assim fazia são Francisco de Assis, e assim fazia os artistas que tinha e tem prazer em manifestar sua devoção.
Não a nada de errado em ter devoção sem apego, pra quem é devoto não importa se ele ta fazendo uma oração de olhos fechados ou olhando para uma obra de arte ou para uma arvore, mas em qualquer uma dessas opções ele estará em devoção.
É minha opinião
fevereiro 27, 2009 às 1:58 pm
Mário
Não querendo desmerecer os comentários de quem discorda do meu, mas o Cristo redentor não é uma imagem de idolatría, e sim uma estátua que ao meu ver é mais uma inspiração em Cristo e uma homenagem que virou um dos ícones da cidade do Rio de Janeiro do que uma imagem de idolatría.
Se existe alguem idolatrando a imagem em sí, o erro é da pessoa e não da imagem estar lá.
Há distinção entre respeito e admiração por uma imagem que é inspirada em algo divino de idolatría, isso pelo menos pra mim é muito claro.
março 9, 2009 às 2:26 am
Joao Paulo
Olá pessoal a paz de Cristo Redentor esteja com todos vc`s !
Quanto ao monumento Cristo Redentor, eu acho simplesmente fantástico, fala sério ele é muito lindo, eu me orgulho de tê-lo eu meu país, e olha vejo mais alem pois afinal transmite para o pessoal lá fora de que Cristo é vivo no nosso país !
Agora quanto a discursão sobre idolatria, veneração de imagens bla bla bla, tomem cuidado, por que é uma das estratégias que o primeiros pastores protestantes encontraram pra “implicar a igreja Católica e pra protestar contra alguns erros que a muitos anos algumas pessoas, principalmente na Europa, cometiam e ainda se diziam ser Católicas” olha a questão está em como acolhemos uma imagem no coração, tipo assim quando Deus deu o mandamento pra não esculpir imagem alguma agente pode notar que foi por que o povo naquele contexto estava adorando imagens mortas e é justamente isso que Deus quer nos fazer entender por que senão ele não iria no mesmo livro pedir que fosse construído os querubins, a serpente, que afinal de conta nun são imagens? O que precisamos é entender que Deus é um homem muito gente boa e ele está vivo e reina no meio de nós e guia os nossos passos, ele sorri quando agente conta uma piada sem graça rsrsrs, ele chora quando agente cai de bicicleta pela primeira vez mesmo sabendo que é caindo que agente aprende a recomeçar, amigos Deus é todo amor muitas vezes precisamos deixar de lado as doutrinas, as regras e tudo mais e viver o que há de mais puro em nós ! O AMOR , e isso consiste em ajudar as pessoas que passam fome, frio, aquelas que não conseguem arrumar trabalho, ser bons filhos e ser bons pais e mães ! Imagens, fotos, esculturas foram feitas para enfeitarem, para transmitir um mensagem, tipo assim quando Deus pediu que fizesse as imagens na arca da aliança ele apenas queria dar um tom de sagrado na arca e mostrar que ela é especial, afinal era as escrituras que seriam guardadas lá dentro.
Que Deus nos abençoe cada dia mais ! e que um dia possamos todos nos encontrar no Céu ! até lá rsrsrs
João Paulo – Ministro de Música eletrônica e sintetizada
março 13, 2009 às 3:57 pm
sim
-_-
abril 10, 2009 às 3:23 am
Luilson
olá pessoal
Felipe em primeiro lugar parabéns por falar a verdade baseada na biblia!
e aos demais deixo claro que ninguém pode fazer uma foto de algo que nunca viu, e falando em visão…, não quero desmerecer esse belo monumento da engenharia mundial nem sua justa beleza mas notaram que a estatua do Cristo redendor não tem a iris e que ela a estatua retrata um Cristo CEGO? e que o coração da estátua é pedra maciça? e que a estatua é fria e sem vida? é meus amigos prefiro um Cristo que encherga os meus problemas (deve ser por isso que a cidade do rio tem tantos problemas o “cristo” que fizeram para eles é CEGO) que dem um coração de carne e que se compadece comigo, e acima de tudo és muito VIVO, ao amigo que é ateu deixo uma mensagem: parabéns pela sua tamanha fé, é preciso ter menos fé para acreditar em Deus do que acreditar que tudo ao seu redor foi criado por algum ser (casa, computador, roupas, tv, caneta, papel) menos vc! vc e tudo que tem o complexo da vida veio de do NADA! parabéns por acretidar no NADA.
ao outroa amigos que acreditão: desde o principio Deus mostrou que existiria uma forma certa de adora-Lo (Caim e Abel) e colocou isso na biblia existe várias religiões porque alguns cortam a biblia pela metade quando o assunto vai contra o que eles gostam. Deus diz a cor é “Azul” (exemplo) ai o camarada abre a biblia interpreta e diz: “mas esse azul não é tão bonito eu gosto mais do azul claro ou azul marinho” e por ai vai.. idolatria é pecado, é o “azul” da questão (êx 20:4) fazer um culto a qualquer escultura (seja esse de: ser humano, amimal, planta, sol. lua, foto ou imagen, ou linda obra da engenharia etc) é pecado (êx 20:5) alguém teria o tal “azul claro” como interpretação pessoal?
abril 17, 2009 às 7:16 pm
MARCO ANTONIO
MUITO INTERESSANTE A DISCUSSÃO PROPOSTA, MAS ACHO QUE NÃO DEVEMOS NOS ESQUECER QUE O BELO FAZ PARTE DA CRIAÇÃO DE DEUS E NINGUÉM PODE NEGAR QUE O RIO DE JANEIRO NÃO PRECISARIA JAMAIS DE UMA ESTATUA DE PEDRA PARA SE TORNAR MAIS BONITO E ATRAIR MAIS TURISMO OU CONHECIMENTO SOBRE O BRASIL PARA O EXTERIOR NÃO É VERDADE? NO PAÍS HÁ MUITOS OUTROS LUGARES QUE POSSUEM BELEZA PROPRIA SEM SE ATER A INTERFERENCIA HUMANA: PANTANAL, AMAZONIA, BONITO, MS; CARRANCAS,MG; ENTRE TANTAS OUTRAS BELEZAS NATURAIS!!! TER OU NÃO UMA ESTATUA DE PEDRA NUM MORRO NÃO DEVIA GERAR TANTA DISCUSSÃO POIS O MAIS IMPORTANTE É QUE CADA UM DO SEU MODO BUSQUE A SALVAÇÃO DE SUA ALMA INDEPENDENTEMENTE DA VONTADE DESSE OU DAQUELE CHEFE RELIGIOSO MAS SOMENTE DE DEUS E DAS OBRAS DA FÉ SEREMOS SALVOS. LARGUEMOS DE LADO AS DIFERENÇAS RELIGIOSAS E BUSQUEMOS A UNIÃO ESPIRITUAL COM NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO!!!
abril 21, 2009 às 6:10 pm
Leandro abilio
Deve se levar em consideração a arquitetura maravilhosa, e como minha opinião própria como católico, devo dizer que muitas igrejas protestantes acusam os católicos romanos de adorarem imagens, mas como podem alegar isso sem terem uma participação na igreja católica para entender como são usadas essas imagens, se existe algum valor para os católicos, e se existe qual seria este valor. O próprio protestantismo é derivado da Igreja católica, para saber disso basta apenas ter um pouco de conhecimento do que foi a reforma luterana. Além de “(geralmente)” cada igreja protestante ter sua própria interpretação da bíblia.
abril 22, 2009 às 12:25 am
gabriela
Hehehehe
Tive que voltar ao comentário de Dezembro 11, 2007 às 9:57 pm de RICARDO
“Queridos irmãos
Deus deve estar rindo de vcs vendo essa discussão inútil
Fiquem com Deus”
E mais: A eleição do Cristo Redentor para ser maravilha do mundo é um assunto completamente “CULTURAL”, e não religioso.
É bom lembrar que dentro deste país não há somente EVANGÉLICOS, mas também CATÓLICOS, ESPÍRITAS, e entre outras religiões… e isso também é uma questão cultural, pois somos, históricamente, uma mistura de diversos povos.
Quando o Cristo Redentor foi eleito, isso elevou muito o Brasil na questão inteiramente CULTURAL. Porque, não somente ele, mas outras e milhares maravilhas brasileiras devem ser reconhecidas (coisa que antes não era, pelo simples fato de sermos um país pobre e pouco valorizado).
Espero que entendam porque usei “o” Cristo (pois relaciona-se com a OBRA) e repeti diversas vezes o termo “cultural”.
Abraços!
abril 27, 2009 às 9:56 pm
Adriana
Oi,
A Paz do Senhor a todos,
A palavra que Deus nos deixou diz para nãp adorarmos imagens e nem outros deuses, pois somente ele é Santo e provedor de todo perdão e cura.
Orem, adorem e peçam a misericórdia ao Senhor pois o fim está próximo.
Fiquem com Deus.
maio 4, 2009 às 6:30 pm
Lucas
honestamente nunca vi ninguem idolatrar ao cristo redentor, sou evangelico e desenhista e admiro muito as esculturas e desenhos, principalmete de igrejas catolicas, naum as venero, apenas as admiro, naum devemos ser cegos para isso….
maio 21, 2009 às 5:21 pm
Gustavo
HÁ FANÁTICOS E IDÓLATRAS PARA TUDO O QUE EXISTE: MÚSICAS, ARTISTAS, SANTOS… NO CASO DO CRISTO REDENTOR TAMBÉM EXISTE…
NÃO É MEU CASO… MAS ACHO LINDO O QUE A IMAGEM MOSTRA… O CRISTO DE BRAÇOS ABERTOS, COMO QUEM ACOLHE UM FILHO… MOSTRA CARINHO… AFETO… AMOR… DE BRAÇOS ABERTO PARA PERDOAR…
AMAR, PERDOAR, RESPEITAR ISSO É SER HUMANO E É ISSO QUE DEUS QUER DE TODOS… DEUS ACIMA DE TUDO NOS AMA E NOS QUER AO SEU LADO, E NÃO DEVE DE JULGAR NINGUÉM POR ENCONTRAR EM UMA IMAGEM, UMA MENSAGEM DE PAZ… QUE TE INSPIRE COISAS BOAS, A PRÁTICA DO BEM.
junho 30, 2009 às 11:52 pm
Wendell
…Nossa nação é um país tão absurdamente idólatra…
…é o maior símbolo de idolatria que se pode imaginar…
…um monte de pedra-sabão esculpida que não se mexe, não fala nem escuta…
…Não deixemos a estratégia do inimigo se disseminar mais do que já está impregnada na nossa sociedade…
Aff…
Fala Sério…
julho 13, 2009 às 7:22 pm
Felipe
Bom, é uma maravilha da arquitetura, leia sobre como foi construida, dificuldades da obra e deishe o lado religião de lado 😉
outubro 3, 2009 às 9:03 pm
João
Caros amigos, vcs catolicos e evangelicos ficam nessa briga constante pra ver qual o Deus é melhor, quem é o mais santo diante de Deus, quem esta mais certo, quem lê a biblia mais, quem sabe mais a biblia decorada… e nao pensam no essencial, olhe pro seu irmao do lado, pras pessoas que sentam com voces nos onibus, nas repartiçoes publicas e tal’s, deem espaço pro amor entre vocês, pq é tão dificil o dialogo religioso entre voces que acreditam no mesmo Cristo? Vcs querem somente o Cristo pra voces, axando que os que nao professam a fé como vcs nao passam de lixo. Não foi o proprio Jesus que olhava as margens?nao foi ele que sentou no meio dos ladroes e das prostitutas? pq vcs nao podem pelo menos se respeitarem? essa mania ridicula de exclusao, de desamor, se tolerem pelo menos, tenho certeza que Jesus nao apareceu pra ninguem carnalmente e flou que é o catolicismo ou o protestantismo q esta certo. A religiao atinge um patamar maior,na Biblia fala que Deus é amor, entao aquele que nao ama seu irmao não consegue dar e nem receber Deus dele.
Por favor, essas enquetes pra ver qual religiao é mais popular nao vao levar a nada, tenho certeza que todos que comentaram nesse post nao vao mudar de religiao, isso só serve pra desunir. Amigo dono deste site, faça post com o intuito de elevar as pessoas a Deus, e nao de tentar criar odio e desamor, fale o que elas estao sedentas, que é sobre a palavra de Deus, sobre o quanto ele nos ama e nos quer bem, ensine sobre as parabolas… isso concerteza sera edificante.
Termino dizendo que nao sou a favor nem de catolicos e nem de protestantes, sou simplismente a favor de Jesus.
Que Deus que é Bom, dê dicernimento pra vcs entenderem qual é o caminho certo.
e lembre-se o mundo já esta cheio de guerras, desunioes, odio, incredulidade…façam a diferença e mostrem que vcs sao de Cristo.
Com grande afeto João Sproviery
outubro 16, 2009 às 10:18 pm
nanda
Triste é ver tanta discussão absurda p dizer quem está certo ou errado, de que adianta ter uma bíblia e não cumpri-la, fazer um blog p colocar Deus em vão, quem ama não divulga seus pensamentos apenas planta o bem p que se possa colher. De que adianta ir à igreja e comentar da vida do próximo, de que adianta lhe julgar errado e não lhe mostrar o certo que há dentro de cada um, não acredito em religião, apenas no se sente dentro de cada um, na verdade do sentimento e nas atitudes durante a vida. De cada religião levo oq me faz bem a mim e aos outros. Feliz aquele que vive em paz diante do que foi ensinado. Ser salvo apenas por entrar em um lugar com uma placa com nome IGREJA??? Criança não sabe rezar, nunca foi à igreja, não lê, mas sabe muito bem o que é o amor puro e fiel. Respeito à todos e digo apenas que acreditem que há alguém que nos quer bem e façamos o bem, mostrando ao máximo aos outros como é bom amar.
novembro 13, 2009 às 1:40 am
girsaum
Não acho que posicionamento religioso deva validar qualquer argumento relacionado em escolha de maravilha… Afinal, está se analisando a beleza da construção. Mas eu achei totalmente desmerecido esse título… Postei um comentário no meu blog pra quem tiver curiosidade
Abraço a todos
novembro 13, 2009 às 11:30 pm
Orlando Escarlat
* Pena não haver mais debate nessa página,talvez por falta de argumentos…
O nosso mundo hoje esta caminhando para um trágico fim e sabem porque?
A cada dia que se passa o ser humano esta se separando uns dos outros,quando,deveriam estar unidos a enfrentar os problemas presentes.
A religião,que deveria estabelecer a paz,esta equivocada.
Se o problema do mundo fosse a adoração à imagens,que sorte a nossa…
novembro 16, 2009 às 12:05 pm
Renato Dias
Caro Orlando, concordo com você da primeira a última linha. O problema é que nosso colega “umpipvg” começou o post de maneira errada, pois confundiu maravilha arquitetônica (cristo redentor) com maravilha religiosa (Cristo vivo). De qualquer forma, tenho certeza que existem pessoas, mesmo sendo evangélicas, que possuem discernimento para separar as duas coisas.
novembro 25, 2009 às 3:20 am
ALEX LIMA
ENQUANTO ESSA DISCUSSÃO TA ROLANDO AQUI, MILHARES DE CRIANÇAS PASSAM FOME NAS RUAS, SEM TER O QUE COMER, MILHARES DE JOVENS MORREM PELAS DROGAS, SE ENVOLVEM NO TRÁFICO, POR FALTA DE OPÇÕES, PELA AUSÊNCIA DE UMA POLÍTICA SERIA POR PERTE DO ESTADO, MENINAS QUE DEVERIAM ESTAR BRINCANDO DE BONECA ESTÃO SE PROSTITUINDO NAS ESQUINAS. MORRE MUITO MAIS JOVENS NAS FAVELAS DO RIO DO QUE TURISTAS VISITAM O CRISTO. ALGUEM JA LHES DISSE QUE MUITAS DAQUELAS CRIANÇAS CHEIRAM COLA PRA INIBIR A FOME? PO FAÇAM-ME O FAVOR, NÃO PERCAM TEMPO COM DISCUSSÕES QUE NÃO VÃO A LUGAR NENHUM, QUEREM VER UMA COISA QUE PODE DAR RESULTADO, QUE PODE FAZER ALGUEM CHEGAR A ALGUM LUGAR? DA UMA OLHADINHA AÍ
LA VCS IRÃO ENCONTRAR MAIS VIDEOS.
CORREEEE, ALGUMA CRIANÇA PODE SER SALVA POR VC TBM!!!
novembro 27, 2009 às 9:14 pm
JOSÉ ROMÁRIO
LEIA É IMPORTANTE
Eu acho diferente, a idolatria existe sim mesmo assim nem vc consegue enchergar isso porque as veses vc idolatra alguem ou algo sem perceber, todos nos hoje fazemos isso ate vc mesmo, pence bem, eu vejo o cristo redentor como um ponto turístico, então veja bem, eles estã usando o nome de Deus para ganhar dinheiro, é o caso do crsito!!!! Entendeu, viu como é um pouco diferente, cada um ve essas coisas de um jeito, ate porque ja virou moda cada cidade importanto do mundo ter uma estátua como cartão postal!!!!!! Quando as pessoas chegam la no cristo elas ficam é impressionadas com a contrução dele daquele monumento, não porqeu seja algo religioso, la vai ate gente que não quer saber de Deus, vai evangelicos e tudo mais, todos os tipos de religiões!!!!!! Como a Alex Lima falou, vcs ficam discutindo isso e tem muita gente passando fome, Deus não fica feliz com isso, eu conheço tantos religiosos que faz mal a tanta gente, não é uma coisa como o cristo redentor que vai acabar com o mundo, mas sim as pessoas, eu você e todos, e mesmo assim VOCÊ que é contra, deveria postar algo relacionado a vida a Deus, a fome, para tentar mudar o mundo e não critica-lo, AQUELE QUE NUNCA PECOU QUE ATIRE A PRIMEIRA PREDRA SOBRE ALGUEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PODE ME RESPONDER j2007santos@hotmail.com
EU SOU CATÓLICO SOU AMIGO DE MUITOS EVANGÉLICOS E OUTRAS, ENTÃO VIVEMOS FELIZ E EM PAZ, E TENTAMOS MUDAR A VIDA DAS PESSOSA JUNTOS E NÃO FICAMSO CRITICANDO ALGO OU ALGUEM, QUANDO COLOCAMOS COISAS NA NET É SOBRE COISAS BOAS PARA TOCAR O CORAÇÃO DAS PESSOAS, E FAZER ESSE MUNDO MELHOR!!!!!
OK AMIGO PENSE BEM NA VIDA!!!!!!!!!!!!
ABRAÇOS E FIQUE COM DEUS
novembro 27, 2009 às 9:18 pm
JOSE ROMARIO
CONCORDO COM O
Orlando Escarlat E O ALEX LIMA
novembro 30, 2009 às 3:47 pm
Renato Dias
José Romário, concordo com você. Observe que o título do post já foi criado com intenção de polemizar o assunto. O umpipvg inclusive repetiu o título em vermelho na foto do Cristo Redentor pra deixar bem claro que a intenção do post é uma tentativa de criar um Jihad entre católicos e protestantes. Na verdade faltou um pouco de maturidade do umpipvg, já que ele nem ao menos consultou uma enciclopédia para tentar entender a definição contextual de “Maravilhas do Mundo”.
Definições:
As “Sete Maravilhas do Mundo” são uma lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas, sem nenhum contexto religioso.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_maravilhas_do_Mundo_Antigo
As “Novas sete maravilhas do mundo” são apenas uma revisão de caráter informal e recreativo da lista original.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Novas_sete_maravilhas_do_mundo
dezembro 12, 2009 às 8:01 pm
PAULO
CAROS IRMÃOS, QUE A PAZ DE DEUS ESTEJAM COM TODOS VCS.
O MUNDO TA PRECISANDO DE UNIÃO ,DE PAZ ENTRE OS POVOS, NÃO IMPORTANDO COR ,RAÇA E PRINCIPALMENTE A RELIGIÃO!!! COMO É BOM SABER QUE SOMOS TODOS IRMÃOS, FILHOS DE DEUS PAI TODO PODEROSO!!!!!!SERÁ QUE VCS NÃO PERCEBEM QUE ESSES TIPOS DE COMENTÁRIOS SO CONFUNDEM A CABEÇA DOS OUTROS E QUE COLABORAM UNICAMENTE E EXCLUSIVAMENTE COM A DIVISÃO DOS FILHOS DE DEUS.
POR FAVOR ABRÃO A CABEÇA E PENSE AO ENVEZ DE TA BATENDO BOCA…
DEUS NOS AMA!!!!VAMOS PROCURAR SE REPEITAR.
É O PRIMEIRO PASSO PARA SERMOS FELIZES…!
EXEMPLO: SOU CATÓLICO E RESPEITO TODAS AS RELIGIÕES, ATE AGORA NÃO CAIU NEM UM PEDAÇO DE MIM, VIVO BEM COM MEUS IRMÃOS,FASSAM ISSO E VERÃO OS RESULTADOS.
janeiro 15, 2010 às 2:07 pm
Oshyoga
Olá irmãos!
Não li todos os comentários, então perdão se chover no molhado, mas li o artigo e não me negarei a deixar minha opinião com todo o respeito.
O fato da estátua em si não é o problema, uma pessoa adorar (no sentido de crer e servir) a estátua pode até ser, eu acredito que seja uma minoria (bem minoria mesmo) que vão até lá ver “Jesus”, vão lá pra ver a estátua, se começar a pregar que qualquer coisa dessas é idolatria então logo ir ao museu será idolatria também, qualquer coisa que lembrar qualquer coisa será uma imagem elabora pelo “inimigo”, um sujeito faz um banco de madeira vão começar a dizer que ele adora um banco e assim por diante.
É fácil entender que o objeto não tem nenhum mal em si, é a mente das pessoas que emprestam qualidades a eles que não existem neles mesmos.
Qualquer coisa, além disso, é fanatismo, e prejudicial não só ao fanático, mas aos que os cercam.
Como já disseram em comentários anteriores, tudo o que une as pessoas como irmão e em paz é digno de ser considerado bom, tudo o que semeia a guerra e a separação merece ser chamado de mal.
abril 16, 2010 às 12:46 am
susan
Concordo com você, também sou contra venerar imagens, porem , o fato é que o Cristo Redentor é um símbolo do nosso pais, e discutir religião é como discutir um caminho certo para chegar ao Pai , sendo que o único caminho é a fé em Deus, no final das contas religião nenhuma salva. até porque isso também é uma questão cultural, e mudar uma cultura não é assim tão fácil.
setembro 10, 2010 às 2:11 am
Afonso vasselli
Eu digo que as igrejas só vão entrar no projeto de Deus, quando deixar de ficar desunindo os homens, como acontesse nas igrejas pregando isso e aquilo que é muito facil seguir, todo esse bla bla bla que as igrejas pregam por ai qualquer um pode seguir com muita facilidade;;;;;;;;;; no dia que as igrejas tiverem coragem de pregar Lucas cap 18 vers 18a25 continuadamente ai sim Deus tem homens cristão no seu projeto;;;;;;;;;;; pense nisso;;;; se voce tem fé em Deus e é contra Lucas, sua fé é a mesma que o diabo tem, e o diabo tem muita fé;; só que ele é super contrario do amor de Deus. tenho esperança que as igrejas pense nisso
novembro 27, 2010 às 2:45 am
adriano-londrina-pr
olá a todos,
é a estátua que é errada, ou somos nós seres humanos que somos errados?
a pedra não gritou “por favor, me moldem num ser que representará o Cristo”
NÓS pegamos a pedra e a fizemos virar estátua, agora NÓS estamos discutindo um assunto interessante e bobo ao mesmo tempo, um comentário de um apologeta, e outros querendo lutar contra uma Palavra que resiste a milhares de ano, daqui a pouco NÓS vamos passar, e a Palavra continuará a mesma, e logo logo, a estátua também passará, passa o céu e a terra e a Palavra do Senhor permanecerá.
vamos ser sinceros, em todo rebanho tem ovelha e lobo, até entre os 12 com Jesus (Judas), seja no meio evangélico ou qualquer meio religioso ou profissional, até na nossa própria família existe problemas meus caros, e idolatria há na vida de muitos sim, não somente numa estátua, mas idolatramos carro, casa, pessoas, cantores e artistas, objetos, pastores e padres, entidades, mas há pecados que ninguem faz conta por exemplo: glutonaria, desamor, preguiça, soberba, luxuria, então amados,,, NÓS precisamos aprender a amar sim e viver a vida como ela é.
onde chegamos ein,,,daqui a pouco isso vira um livro, vamos orar e rezar pelo Rio de Janeiro, para que haja paz entre os homens.
abraços, a todos. espero ter sido util.
dezembro 10, 2010 às 2:42 pm
Fred
Acho que o que deveria ser visto realmente é que temos como símbolo do Brasil a imagem de Jesus. Não a imagem da liberdade, como nos EUA, não uma torre de aço como na França. O coração do povo brasileiro, longe de idolatria, possui em si a noção clara de que Jesus é o grande amigo da humanidade. Acho lindo um país que não tem medo de alçar ao mais alto que pode um testemunho de fé tão grande. E tenho certeza de que Jesus nem Deus se ofendem com isso, visto que estão muito além destes sentimentos humanos tão mesquinhos e desse sectarismo que leva pessoas a atacar as crenças alheias sem se lembrar que o próprio Evangelho nos trás inúmeras demonstrações da tolerência de Jesus.
Erguer a estátua de Jesus é dizer em alto e bom tom: somos do Cordeiro. Reconhecemos a Jesus como o Salvador. De que adianta palavras bonitas ditas em templos e cultos quando aqueles que as pronunciam são como “sepulcros caiados”? Acima de tudo, Jesus respeito o tempo de cada um e nunca forçou ninguém a nada, coisa que certas igrejas fazem até demais. Prefiro ter o Cristo como algo tão especial do que pilhas de pedras que nada me dizem ou palavras vazias desprovidas de sentimentos.
dezembro 12, 2010 às 4:47 pm
O Aforista
Quem não gosta do Cristo Redentor também são os ateus. Por eles deveria ser derrubado e toda religião ser proibida por decreto de lei.
Nesse cenário, ainda prefiro ver gente idólatra do que incrédula, pois enquanto permitirmos os outros terem suas crenças, podemos ter as nossas, o que não seria o caso se os ateus.
fevereiro 8, 2011 às 5:12 pm
carlos
a opção que nos resta é implodir a estátua não mesmo?!
independente de biblia, crença e religiao, onde está a liberdade
de expressão!!!!!!
e se algum artista colocar a estatua do buda na pedra da Gávea…
e daí!!!! ( que fique claro que eu não sou budista)
o importante é se pregue a paz e o amor ao próximo!
abraços à todos!!!
março 28, 2011 às 4:34 pm
edla
Meu amado, a sua perseverança é linda, vc está com o coração transbordando da convicção do que Deus espera q vc faça, creio q através da verdade q vc proclama Deus alcançará alguém, este blog n existe por acaso. Lembre-se sempre de Jeremias, “profeta das lágrimas”, ele falava, e ninguém o ouvia, e o sofrimento do povo era terrível porque estavam mergulhados em sua própria retidão e crenças, o q n muda o q Deus estabeleceu. Continue assim, longanimo, paciente e perseverante, q nosso ministério q é de Missões Urbanas em lugares onde a fome, miséria, prostituição, as drogas e a morte devastam, tem um momento para orar por vc, pois estas vidas que estão cegas Deus as ama tb, e assim como nos alcançou creio q entre estes tb existem alguns q Sua palavra alcançará. Deus te abençoe, levante teu rosto sobre ti e te de a paz.
setembro 13, 2011 às 3:03 pm
MEIRE
engraçado jesus nao deixou a foto dele nem existia naquela época ninguém sabe como era jesus inventam uma imagem e falam ´´é jesus puxa vida como existe pessoas cegas que nao conseque enchergar isso ?
na bíblia fala claramente sobre idolatria imagens de escultura isso é abominável aos olhos de Deus jesus foi para o ceus sentou ao lado do pai mais mais enviou para nois o espirito da verdade ele que vai convencer o homem do pecado (ESPIRITO SANTO) ele vive em cada um que recebe Jesus cristo como seu único e suficiente salvador meu amigo aceite Jesus e receba o espirito santo em sua vida ele te mostrara a verdade leia joão 15.26.27 e capitulo 16 medite e so há um mediador entre Deus e o homens Jesus cristo 1 Timóteo 2.5.6 não é aparecida não é maria é JESUS QUE MORREU POR NOIS NAQUELA CRUZ QUADO ELE MORREU O VEU SE RASGOU AGORA TEMOS ACESSO DIRETO COM O PAI POR JESUS CRISTO ELE RESSUSCITOU AMÉM