“Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” 1 Samuel 15:22


Essas palavras foram ditas pelo profeta Samuel ao rei Saul, quando este trouxe vivo o rei Agague e o melhor dos bois e carneiros do despojo da guerra contra os amalequitas. A ordem de Deus era que se destruisse totalmente aos amalequitas e tudo que eles possuíssem.

Alguns motivos levaram Saul à cometer o pecado da desobediência contra Deus. O primeiro foi o orgulho, que cegou seu entendimento e o tornou obstinado, teimoso em negar seu erro ao profeta Samuel. Ele não queria admitir que estava errado, que havia pecado.
E o segundo motivo foi por ter temido mais ao povo de Israel do que o próprio Deus. Veja as palavras do rei Saul: porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.

O rei Salomão adverte em seus escritos que o “temor à Deus é o princípio da sabedoria”. Se Saul tivesse temido mais à Deus do que ao povo, não teria se deixado levar por seu próprio entendimento do que é certo ou errado.

Quando obedecemos estamos sujeitando nossa vontade. E é isso que Deus mais aprecia, que submetamos nossa vontade à dEle.

Façamos valer as palavras daquele hino:

Crer e observar,
Tudo quanto ordenar,
O fiel obedece
O que Cristo mandar.

Anúncios